terça-feira, 14 de junho de 2011

Séculos XX e XXI

I.                 OS SÉCULOS XX E XXI


Nestes dois séculos foi realizada uma abordagem das décadas que tiveram mais impacto em relação à moda, sendo essas as décadas de 60 e 70, no século XX e foram também abordados os acontecimentos e aspectos mais relevantes do século XXI.
Foram também referidos os aspectos relativos à moda que acabam por caracterizar algumas cidades, tendo sido escolhidas aquelas nas quais o tema tem uma maior influência.
Por fim foram também abordados alguns aspectos da vida de uma famosa estilista e designer e dos grandes impactos que acabou por ter na moda actual: Coco Chanel e também falamos da marca Dior.

1.  Décadas de 60 e 70

Os anos 60 foram marcados por grandes revoluções não só económicas, políticas e sociais mas principalmente em termos de moda. As pessoas estavam fartas da repressão e foi a música que as libertou. Esta época foi divertida e quando começaram a descobrir a sua identidade.
Os anos 70 foram vários estilos diferentes criados. Os jovens tentaram seguir os seus objectivos, e destacaram-se dois principais estilos:

• O psicodelismo: saias curtas, extravagantes, coloridas e chamativas;

• O hippie: saias longas e estilo indiano.

Esta geração baseou-se no estilo indiano, usando materiais simples como o algodão e a lã.
Vários artistas, com base nos princípios da época criaram um movimento com o nome de Flower Power hippie.
Os jovens naquela época viviam em comunas, consumiam comida macrobiótica e fumavam marijuana sem restrições. Foi a partir desta maneira de viver que apareceu as famosas “Patas-de-elefante”, as camisas hindu, os cabelos grandes e um ideal de paz e amor. Também usavam as flores, tanto no cabelo como nas roupas.
As mulheres nos anos 70, já não se preocupavam tanto com a beleza, mas sim com o conforto. Passaram a usar as roupas unissexo, que tanto os homens como as mulheres poderiam usar. Mas tinha que haver sempre uma parte do corpo que realçava, nesta altura eram as coxas, pois usavam jeans justos. Era um privilégio para as mulheres ser anoréctica, sem peito nem ancas, como foi dito antes tentavam sempre seguir o modelo daquela época.

2.  A Moda do Século XXI

Este século foi marcado por uma grande aderência das pessoas à moda.
No início havia a mentalidade de “nada se cria, tudo se copia” e a “moda vem e vai”, caracterizada pela moda retro. As divas do cinema foram substituídas pelas drag-queens e as paradas gays, que esgotavam os bilhetes dos clubes nocturnos.
Foram-se perdendo alguns conceitos do século anterior, mas acabaram por surgir novas mentalidades, como o romantismo, a ingenuidade, a poesia e mesmo uma nova filosofia baseada na antiga hippie (paz e amor).
Devido à procura de identidades, as pessoas, tentado “encontrar-se”, partiam em busca de um estilo próprio, criando matérias renováveis e alternativas de maneira a serem sustentáveis.
Também o corpo foi valorizando. Passou a ser mais importante para as pessoas a procuração da perfeição e da sensualidade. Foi também nesta época que apareceram os piercings, as tatuagens e as novas técnicas para alisar o cabelo, deixando-o mais liso e brilhante.
Estamos a viver uma época de renovação mas tendo por base vários aspectos da moda antiga, onde, apesar disso, tudo acaba por ocorrer mais rapidamente.

3.  A Moda em várias cidades

3.1.          Nova Iorque

A população desta famosa cidade, mais conhecida por “nova-iorquinos”, adora, não só a alfaiataria e os tecidos nobres, como também cores exuberantes e o cetim é um dos materiais que reina nesta cidade.

3.2.          Paris

Paris é a famosa cidade da luz que influencia várias outras cidades em muitos aspectos e é esse brilho e luxo que se reflectem positivamente na moda. É conhecida como uma cidade de alta-costura e do estilo chique e sofisticado.

3.3.          Milão

Milão é um dos grandes ícones deste tema, sendo conhecida como a capital da moda. Nas ruas da cidade encontram-se grandes, famosas e das melhores lojas, tais como: Dolce & Gabbana, Armani, Louis Vuitton, Chanel, Versace, entre outras. Predomina principalmente o estilo clássico apesar de existirem algumas outras influências.

3.4.          Londres

A moda está constantemente presente nesta cidade. É muito usual ser visto um estilo de moda mais pesado e que não sobressai excessivamente, embora havendo também espaço para um estilo mais clássico, maioritariamente militar, onde se pode observar a predominação do uso da talha dourada.

4.  Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, conhecida por Coco Chanel foi uma grande estilista francesa do século XX. Fundou a actual loja de vestuário Chanel e as suas criações são bastante influentes actualmente.
Em relação à família, tinha três irmãos: uma rapariga e dois rapazes. A sua mãe era doméstica e o seu pai feirante. Como a sua mãe morreu muito cedo, o seu pai ficou a tomar conta dela e dos irmãos e, visto que não tinha condições para sustentar os filhos, Gabrielle foi para um colégio interno e os irmãos trabalhar para uma quinta.
Aos 18 anos conheceu a sua prima e ambas fugiram do colégio, tendo sido nessa altura que começou a trabalhar como costureira numa loja de enxovais.
Mais tarde, tentou trabalhar como actriz, comerciante ou bailarina mas sem êxito na maior parte das tentativas.
O segundo foi o grande amor da vida da estilista influenciou-a bastante, ajudando-a a fundar a sua primeira loja de chapéus, passando com isso a aumentar o seu “poder” e a comportar-se como gente da alta sociedade. O seu amor acabou por não durar muito porque o milionário acabara por morrer num acidente de automóvel. Mais tarde, abriu uma loja, não só de chapéus, mas também de roupa desportiva, tendo criado as primeiras calças femininas
Por influência do último amor da sua vida – um príncipe russo pobre – conheceu e pôde conviver com muitos artistas importantes, como por exemplo, Pablo Picasso.
Durante esse seu auge, Chanel vestiu grandes celebridades de Hollywood e desenvolveu também vários e famosos perfumes com o nome da sua marca, tendo sido criado, em 1921, um dos perfumes mais famosos – o Chanel Nº5.
Depois de ter residido na Suíça e exportado para lá a sua mercadoria devido a algumas dificuldades financeiras, mudou-se definitivamente para França, onde faleceu com 87 anos de idade, num hotel em Paris.

Christian Dior transformou a maneira de vestir depois da 2ª Guerra Mundial, criando o estilo dos anos 50. Todos previam a simplicidade e o conforto, o que propôs luxo e feminilidade, copiados por mulheres de todo o mundo. Desde 1997, o inglês John Galliano está à frente da marca.
“New Look”
Em 1947, Christian Dior apresentou a sua primeira colecção com o nome de “New Look”. Ao contrário da moda prática da “Chanel”, o “New Look” era basicamente composto por saias grandes quase até aos tornozelos, com cintas bem marcadas e com ombros.
O modelo que se tornou o símbolo do “New Look” foi o “Tailleur Bar”, com um casaco de seda bege acentuado, ombros naturais e uma saia grande preta plissada quase ao pé dos tornozelos. Como acessórios: luvas, sapatos de saltos altos e um chapéu que acabavam por completar o figurino impecável. Em 1997 numa edição limitada, a Barbie, uma pequena boneca mas a mais vendida no mundo foi vestida com o famoso “Tailleur Bar” de Christian Dior.

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